-
Arquitetos: Tom Thys architecten
- Área: 145 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Lorenzo Zandri
Descrição enviada pela equipe de projeto. Criando clareza: o arquiteto belga Tom Thys deu nova vida à Casa Aristo. Este edifício histórico data de 1914 e está situado numa encosta do Vale do Trigno, com uma vista fantástica sobre as colinas, bosques e campos de Abruzzo.
Um lugar purista e tranquilo, da natureza à arquitetura. Inspirada no design de linguagem clássica, a Casa Aristo foi reduzida ao essencial e o resultado foi eficaz, desde a alvenaria original e as estruturas claras e lineares dos quartos até às cores suaves e naturais e ao mobiliário simples mas de grande qualidade.
A inspiração é encontrada no trabalho de Andrea Palladio e Dom Hans van der Laan. A casa é composta por 3 'quartos' (uma sala e dois quartos) em uma composição simétrica perfeita. A técnica de 'superposição dinâmica' integra uma escada, mesa, banheiro e dois mezaninos em um espaço sinuoso que penetra na casa. Clareza e simplicidade são combinadas com uma rica experiência espacial.
O interior é dividido em uma ampla sala de estar no térreo e dois quartos dispostos simetricamente no primeiro andar, ambos com amplas camas de casal e ampla vista sobre o vale. Os quartos são complementados por um banheiro com espelho circular e um pequeno canto para escrivaninha integrado no corredor.
Além disso, um mezanino exclusivo sob o telhado oferece aos visitantes ainda mais espaço para relaxar, dormir e estar, que – como convém a um verdadeiro retiro – só pode ser alcançado por meio de uma escada. Finalmente, qualquer redução é sempre uma questão de organização. Até a sala-cozinha, incluindo lareira e sofá, está livre de todos os utensílios práticos, que podem ser encontrados em duas pequenas salas contíguas.
Dessa forma, os pensamentos podem fluir livremente ao longo dos dias, seja num dos vários pisos da casa, no terraço com uma vista verdadeiramente meditativa ou junto à piscina, que se estende longa e vagarosamente pela paisagem. A ducha ao ar livre, que liga a piscina ao prédio, é um grande destaque da casa. Nos dias quentes de verão, as persianas de madeira proporcionam um sutil jogo de luz e agradáveis momentos de sombra.